Esquema de segurança garante tranquilidade nas eleições municipais, afirma Governo do Estado

O Governo do Estado divulgou, no fim da tarde deste domingo (06/10), um balanço das ações de segurança durante as eleições municipais, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Para assegurar a tranquilidade dos eleitores em todo o território fluminense, foi organizada uma força-tarefa composta por 25.567 profissionais de segurança, incluindo policiais civis e militares, bombeiros e agentes do programa Segurança Presente.

“A força-tarefa começou na sexta-feira, com reforço da segurança nas ruas, vias expressas e nos transportes públicos. Garantimos eleições limpas, ordeiras e tranquilas para os cidadãos”, declarou o governador Cláudio Castro.

Os secretários de Segurança Pública, Victor dos Santos; de Polícia Militar, Coronel Marcelo de Menezes; e de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, destacaram o sucesso do esquema de segurança durante o pleito.

Até as 17h, foram registradas 107 ocorrências em todo o estado, com 72 pessoas presas, sendo 44 por prática de boca de urna, 10 por violação do sigilo do voto e cinco por corrupção eleitoral, além de outros crimes relacionados ao processo eleitoral.

“Se considerarmos que foram 107 ocorrências em 92 municípios, isso representa pouco mais de uma ocorrência por município, o que demonstra um pleito bastante tranquilo, resultado de um planejamento detalhado das forças de segurança em parceria com o TRE”, ressaltou o secretário Victor dos Santos.

Apreensão de dinheiro e monitoramento aéreo

A Polícia Militar apreendeu cerca de R$ 45 mil em diversas regiões do estado, quantia que seria utilizada para a compra de votos. A operação contou com a participação de 22 mil policiais militares e 505 viaturas, além de três aeronaves e drones para monitoramento aéreo durante as eleições.

Checagem em tempo real

A Polícia Civil também mobilizou um contingente de 1.800 policiais, com comboios de delegacias especializadas atuando de forma proativa na Baixada Fluminense e na Zona Oeste, em colaboração com a Subsecretaria de Inteligência. “Os comboios circularam por todas as zonas eleitorais, checando informações em tempo real do nosso setor de inteligência, resultando na prisão de 20 pessoas por diversos crimes eleitorais”, destacou o secretário Felipe Curi.

A movimentação dos eleitores, tanto na capital quanto no interior, foi monitorada em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com o suporte de quase 13 mil câmeras corporais acopladas aos uniformes dos policiais.

Sair da versão mobile