Operações de Garantia de Apuração e Votação mobilizam militares em todo o país para as eleições municipais.

Cobertura Especial – Militares Atuam na Garantia da Segurança nas Eleições

As Chamadas de Garantia de Apuração e Votação são uma importante operação que envolve a atuação dos militares em conjunto com os órgãos de segurança pública locais durante o processo eleitoral. Desde a distribuição de urnas até o envio de servidores da Justiça Eleitoral para comunidades em áreas remotas ou de instabilidade, os militares desempenham um papel fundamental para assegurar a segurança e o bom andamento das eleições.

O contingente militar mobilizou aproximadamente 3.200 veículos, incluindo blindados, viaturas, embarcações, aeronaves e navios. Os cinco Comandos Conjuntos e os comandos permanentemente ativados da Marinha, do Exército e da Força Aérea estão envolvidos nessa operação, demonstrando a capacidade de mobilização das Forças Armadas em todo o território nacional.

Imagem: Divulgação/Ministério da Defesa

Além do contingente militar, a Força Nacional também atuará em três estados, com policiais de todo o país atuando em aldeias indígenas e cidades de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. Diferentemente das Forças Armadas, a Força Nacional é um grupo de elite formado por policiais de todo o país que ficam à disposição do Ministério da Justiça.

O reforço militar também estará presente em capitais como Rio de Janeiro, Teresina, Campo Grande, Fortaleza, Rio Branco, Cuiabá e Belém, onde as Forças Armadas darão apoio para garantir a segurança do processo eleitoral. A solicitação de apoio do governo federal é comum em todas as eleições para atender regiões com dificuldades na garantia da segurança.

Neste domingo, um total de 5.569 municípios terão eleições, com mais de 155 milhões de brasileiros aptos a votar em todo o país. A votação ocorre das 8h às 17h, no horário de Brasília, e em 103 municípios poderá haver segundo turno, caso algum candidato não obtenha a maioria absoluta dos votos. Isso acontece apenas em cidades com pelo menos 200 mil eleitores registrados.

Sair da versão mobile