Deputados buscam novos cargos nas eleições deste ano
Dois anos após as últimas eleições, 83 deputados estão ansiosos neste domingo (6) pela escolha de um novo cargo. Dentre eles, 61 são deputados titulares e 22 são suplentes. Ao total, 74 estão concorrendo a prefeito, dois a vice-prefeito e sete a vereador. As informações divulgadas pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara mostram um aumento do interesse dos parlamentares pelas eleições este ano em comparação com 2020, quando 66 deputados lançaram suas candidaturas para prefeito ou vice. O número atual é quase o mesmo registrado em 2016, quando 82 deputados concorreram.
Em 2020, oito deputados foram eleitos prefeitos e três vice-prefeitos. Esse desempenho foi menor do que na eleição anterior, quando 15 deputados se tornaram prefeitos e quatro vices.
Neste ano, no Senado, apenas três candidatos estão concorrendo para prefeito: Vanderlan Cardoso (PL-GO) em Goiânia, Eduardo Girão (Novo-CE) em Fortaleza e Carlos Viana (Podemos-MG) em Belo Horizonte. Rodrigo Cunha (Podemos-AL) está concorrendo como vice na chapa do prefeito JHC (PL) em Maceió. Os parlamentares têm uma vantagem comparativa em relação aos adversários, pois não precisam se licenciar do mandato durante a campanha e mantêm o mandato em caso de derrota nas urnas.
Entre os candidatos, 24 estão disputando em 17 capitais brasileiras. O PT, com 18 nomes, e o PL, com 15, são os partidos com mais parlamentares concorrendo neste ano. União Brasil (7), PP, PSD e Republicanos (6 cada) e MDB (5) estão logo atrás. Cidadania, PDT, Podemos, PSB e Psol têm três candidatos cada, enquanto Avante, PSDB, PV e Solidariedade têm um candidato cada.