Ampliação da utilização da PrEP oral para prevenção do HIV é foco de curso online para profissionais de saúde da rede pública.

Profissionais de saúde da rede pública no Brasil podem agora se capacitar e aprimorar seus conhecimentos sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) oral, uma das principais estratégias de prevenção ao HIV no país desde 2017. Essa iniciativa visa garantir que os profissionais estejam mais preparados para recomendar assertivamente a PrEP, identificando quem pode se beneficiar dessa medida preventiva e assegurando o acesso adequado à medicação. A formação é fruto de uma parceria entre o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (Dathi/SVSA/MS), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O curso online Profilaxia Pré-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV Oral, disponibilizado pelo Campus Virtual da Fiocruz, tem como objetivo atualizar os profissionais de saúde para que possam recomendar a PrEP de forma eficaz. A PrEP consiste no uso de dois antirretrovirais que bloqueiam os caminhos de infecção do HIV no organismo, oferecendo proteção a quem corre risco aumentado de contaminação pelo vírus.

A partir de 2018, o Ministério da Saúde incluiu a PrEP como parte das estratégias de prevenção combinada ao HIV, estendendo-a, desde 2022, a adolescentes acima de 15 anos que estão sob risco aumentado de infecção. Situações como a falta de uso frequente de preservativos, histórico de ISTs e práticas de sexo sob influência de drogas são indicativas para o uso da PrEP.

A ampliação do acesso à PrEP tem sido um desafio para o Ministério da Saúde, que busca oferecer tratamento universal em toda a rede de atenção ao HIV/Aids do SUS. A capacitação de profissionais de saúde por meio de cursos como este vem como uma resposta para melhorar a oferta de serviços de saúde e reduzir os novos casos de HIV no país.

Em conclusão, a implementação da PrEP no SUS representa um avanço significativo na prevenção do HIV/aids no Brasil, com o objetivo de aumentar em 142% o número de usuários até 2027. A PrEP já beneficia cerca de 100 mil pessoas no país, sendo mais de 90% delas atendidas de forma gratuita pelo SUS. A capacitação e atualização dos profissionais de saúde são passos importantes para a promoção da saúde e prevenção do HIV no Brasil.

Sair da versão mobile