FAB inicia operação de resgate de brasileiros no Líbano com transporte de 220 pessoas em primeira fase da missão.

Avião da FAB decola para resgatar brasileiros no Líbano

O resgate de brasileiros no Líbano está em andamento, com a decolagem de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que saiu de Lisboa, em Portugal, em direção a Beirute. A primeira fase da operação deve transportar 220 brasileiros, com o objetivo de repatriar até 500 pessoas por semana.

De acordo com informações da FAB, o avião decolou às 6h55 e tem previsão de pouso para as 11h (horário de Brasília). Essa ação faz parte da Operação Raízes de Cedro, que visa trazer de volta ao Brasil brasileiros que estão no Líbano. Mais de 3 mil pessoas manifestaram interesse em retornar, sendo que estima-se que aproximadamente 20 mil brasileiros residam no território libanês.

Com a crise recente no Líbano, causada pela explosão no porto de Beirute, muitos brasileiros se viram em situação de vulnerabilidade e necessidade de retorno ao país de origem. A FAB, em conjunto com as autoridades locais, tem trabalhado para viabilizar essa operação de resgate e garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos brasileiros no exterior.

A aeronave que decolou de Lisboa fará o transporte dos brasileiros de volta ao Brasil, proporcionando o reencontro com suas famílias e o retorno à segurança do seu país. A expectativa é de que novas fases da operação sejam realizadas nas próximas semanas, com mais brasileiros sendo resgatados e repatriados com sucesso.

Sair da versão mobile