Projeto de Lei propõe aumentar penas para rachas nas vias públicas, alerta Pastor Gil em debate na Câmara dos Deputados

04/10/2024 – 08:22

Marina Ramos / Câmara dos Deputados

Pastor Gil: trânsito seguro e organizado é vital

O Projeto de Lei 2846/24 propõe um aumento nas penas para a prática de rachas nas vias públicas brasileiras. De acordo com a proposta, os motoristas envolvidos em rachas passariam a ser punidos com reclusão de dois a quatro anos, além de multa e suspensão ou proibição da habilitação para dirigir.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro prevê detenção de seis meses a três anos como pena para esse tipo de infração.

O texto, de autoria do deputado Pastor Gil (PL-MA), está em fase de análise na Câmara dos Deputados. O parlamentar destaca a importância de tornar as punições mais severas para coibir a prática de rachas. Segundo ele, a atual penalidade não tem sido eficaz para impedir essas corridas ilegais que colocam em risco a vida de diversos indivíduos.

Próximos passos
O projeto ainda precisa passar pelas comissões de Viação e Transportes, bem como pela de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário da Câmara. Para se tornar lei, a medida deve ser aprovada tanto pelos deputados quanto pelos senadores.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein

Sair da versão mobile