Presidente da Embratur defende criação do ‘film comission’ nacional para fortalecer o mercado audiovisual brasileiro no RioMarket.

Imagem meramente ilustrativa; Foto: Freepik

O RioMarke, derivado do Festival do Rio, um dos maiores da área de cinema na América Latina, teve início na última quinta-feira (3) e vai até 12 de outubro. O evento contou com a participação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, nesta sexta-feira (4).

Marcelo Freixo tem se dedicado ao diálogo com setores e órgãos governamentais para fortalecer o audiovisual como ferramenta de promoção internacional. Neste dia, ele participou do painel sobre “A importância do audiovisual para o crescimento do turismo”, destacando a relevância do mercado audiovisual para o turismo brasileiro e como isso pode atrair turistas para destinos em evidência.

Durante o evento, o presidente da Embratur defendeu a criação de uma film comission nacional para facilitar a realização de grandes projetos audiovisuais no Brasil. Freixo enfatizou que a entidade também viabilizaria a atuação de produtoras internacionais no mercado nacional.

“Das dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único que não tem film comission nacional. Essa é uma missão que eu abracei para resolver nesse governo. A gente tem que ter um projeto de país na produção audiovisual, com políticas de incentivo bem estabelecidas”, pontuou Freixo.

Em sua apresentação, Marcelo Freixo ressaltou o impacto positivo imaterial que a produção cinematográfica pode promover nas cidades onde acontece, favorecendo a economia e promovendo as atrações locais.

“A gente muda o protagonismo, quando muda quem conta a história do Brasil, quando coloca a população negra para apresentar as histórias e a cultura da Bahia, por exemplo”, comentou Freixo.

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