Operação Erro de Tipo 2: PF investiga manipulação de pesquisas eleitorais em São José do Rio Preto, interior de SP. Extorsão e fraude são suspeitas.

Polícia Federal investiga possível manipulação de pesquisas eleitorais em São José do Rio Preto

A Polícia Federal está investigando uma possível manipulação de pesquisas eleitorais de intenção de votos para prefeitos em cidades da região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

Segundo informações apuradas na Operação Erro de Tipo 2, um representante de um instituto de pesquisa teria abordado candidatos nas cidades da região, oferecendo serviços e prometendo “ajustes” nos resultados das pesquisas para favorecer quem o contratasse. Caso os candidatos não aceitassem, ele afirmava que ofereceria os serviços para seus opositores.

Após buscas realizadas, a PF apreendeu celulares, computadores, documentos e a quantia de R$ 157 mil em espécie. O investigado poderá responder por extorsão e pesquisa eleitoral fraudulenta, mas até o momento ninguém foi preso.

Os nomes do instituto de pesquisa e dos envolvidos nas investigações não foram divulgados pela polícia. Além disso, a Polícia Federal informou que 6.000 policiais federais estarão espalhados pelo país para reforçar a segurança nos dias de eleição, sendo que cerca de 2.200 inquéritos policiais estão em curso referentes a crimes eleitorais e contra o Estado democrático de Direito.

A PF destacou que as principais preocupações para estas eleições são o aumento da disseminação de fake news e desinformação sobre o processo eleitoral, o uso indevido de inteligência artificial e deepfakes em propagandas, a violência política e a participação do crime organizado no apoio a candidatos.

Sair da versão mobile