Israel Ataca alvos no Líbano e na Cisjordânia
Em mais uma noite de intensa atividade militar no Oriente Médio, Israel realizou ataques que resultaram em vários mortos. Na Cisjordânia, 18 pessoas foram mortas em um ataque na cidade de Tulkarem, onde o líder do Hamas local foi vítima do bombardeio. O uso de um caça F-16 nesse ataque foi diferenciado das operações habituais na região, causando destruição em um prédio que abrigava um café.
A ação foi considerada uma das mais mortíferas desde o início do conflito entre Israel e o Hamas. Enquanto isso, no Líbano, Israel mirou Hashem Safieddine, possível sucessor do líder do Hezbollah. Outro ataque em Masnaa, na fronteira com a Síria, teve como objetivo impedir a entrada de armas para o grupo Hezbollah, aliado do Hamas e opositor de Israel.
Com mais de 1 milhão de deslocados internos e a retomada dos lançamentos de foguetes pelo Hezbollah, a região enfrenta uma escalada de violência. Os EUA e Israel discutem a resposta ao Irã, que realizou um ataque com mísseis na terça-feira. O Irã, por sua vez, afirma que está satisfeito com o resultado da ação, enquanto Israel promete retaliar.
O cenário atual coloca em cheque a estabilidade na região, com potenciais consequências para o mercado de petróleo devido à localização estratégica do Golfo Pérsico. A tensão entre os países envolvidos continua a crescer, com incertezas sobre os próximos passos da guerra e o possível impacto global.