Marco La Porta é eleito presidente do COB em pleito marcado por polêmica e vence Paulo Wanderley por 30 votos

Marco La Porta – Foto: Reprodução/Internet

Na Barra Olímpica, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Marco La Porta foi eleito o novo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em pleito realizado nesta quinta-feira (03/10). Ele assumirá o cargo entre 2025 e 2029, período que abarca os preparativos para os Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles, nos Estados Unidos. O ex-atleta de pentatlo moderno Yane Marques será sua vice.

Com uma diferença de 30 votos a 25, a chapa liderada por La Porta, de 57 anos, saiu vitoriosa sobre a de Paulo Wanderley, atual presidente do COB, que tentava a reeleição.

A votação contou com a participação de 34 presidentes das confederações filiadas ao COB, 2 representantes brasileiros do COI e 19 membros da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (Cacob).

O novo Conselho de Administração do COB também foi definido durante o pleito, com oito membros eleitos, incluindo representantes de diversas modalidades esportivas.

Polêmica

A candidatura de Paulo Wanderley, que teria Alberto Maciel Júnior como vice se tivesse vencido, foi marcada por uma polêmica. Eleito vice-presidente em 2016 e posteriormente assumindo a presidência em 2017, sua tentativa de reeleição foi contestada por figuras do esporte e entidades que alegaram uma possível violação da Lei Pelé e do estatuto do COB ao buscar um terceiro mandato.

Apesar das controvérsias, a chapa de Marco La Porta e Yane Marques optou por não acionar a Justiça para impedir a participação de Wanderley na eleição.

Por: Nome do Jornalista – Data da Publicação

Sair da versão mobile