Exposição “Constituinte do Brasil Possível” chega ao Centro Cultural Correios com obras de artistas negros de todo o país.

Exposição “Constituinte do Brasil Possível” chega ao Centro Cultural Correios Rio de Janeiro

Após convocar artistas negros de todo o Brasil, a exposição “Constituinte do Brasil Possível” chega ao Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, com entrada gratuita. A mostra estará aberta ao público de 10 de outubro a 30 de novembro, apresentando obras nas mais diversas mídias, como videoarte, instalação, fotografia, grafite, intervenção têxtil, colagem, zine, esculturas e pinturas.

Com curadoria coletiva de Mariana Luiza, Ana Flávia Magalhães Pinto, Thula Pires e Yago Lima, a exposição busca apresentar um Brasil possível e inclusivo, promovendo uma reflexão sobre perspectivas negras na construção de uma nação mais igualitária. O projeto também conta com o lançamento do website Linha de Cor, que investiga leis que contribuíram para a marginalização da população negra no Brasil.

O projeto, financiado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, está aberto de terça-feira a sábado, das 12h às 19h, com a participação de 20 artistas de diversos estados brasileiros. Além disso, o site Linha de Cor oferece conteúdos educacionais antirracistas, com planos de aula sobre leis e políticas racistas no país.

Segundo Mariana Luiza, idealizadora do projeto, a exposição e o site educacional buscam resgatar projetos políticos do passado e construir um Brasil onde a liberdade e a igualdade sejam realidades. A curadora Ana Flávia destaca que as obras expostas convidam à imaginação histórica e desnaturalização de narrativas hegemônicas.

A mostra “Constituinte do Brasil Possível” e o site Linha de Cor estão inseridos em uma iniciativa de pesquisa, educação e audiovisual realizados por pessoas negras, com o objetivo de estabelecer novos imaginários e promover uma sociedade mais justa e inclusiva.

SERVIÇO

Exposição “Constituinte do Brasil Possível” e lançamento do site Linha de Cor

Visitação: 10 de outubro a 30 de novembro, das 12h às 19h.

Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, R. Visc. de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20010-060.

Entrada gratuita.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail projetoslinhadecor@gmail.com ou pelo Instagram do projeto @_linhadecor.

Sair da versão mobile