Projeto de Lei propõe ampliação do combate à violência política contra mulheres na Câmara dos Deputados.

Projeto de Lei amplia legislação de combate à violência política contra as mulheres

02/10/2024 – 19:00

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Deputado Marreca Filho, autor do projeto de lei

O Projeto de Lei 2861/24, de autoria do deputado Marreca Filho (PRD-MA), propõe ampliar a legislação de combate à violência política contra as mulheres. O objetivo é incluir no escopo a violência física, sexual, psicológica, moral, econômica e simbólica que visa restringir, impedir, constranger ou dificultar o exercício legítimo e fundamental dos direitos políticos das mulheres.

O parlamentar justifica a proposta, destacando que a violência política contra as mulheres está intrinsecamente ligada às outras formas de discriminação e violência que sustentam a dominação masculina nos espaços de poder e representação política.

O texto do projeto prevê alterações na Lei 14.192/21, que trata da violência política contra as mulheres, para abranger novos casos. Marreca Filho destaca a importância de conectar a evolução trazida pela Lei Maria da Penha em 2006 com as recentes mudanças na legislação eleitoral e partidária ocorridas em 2021.

No que diz respeito às punições, o projeto propõe alterações no Código Eleitoral para incluir sanções específicas para atos de violência política de gênero. A pena prevista é de reclusão de um a três anos, além do pagamento de 250 a 300 dias-multa.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Roberto Seabra

Sair da versão mobile