José Antônio Ferreira Freire é eleito presidente do CPB em assembleia histórica e promete dar continuidade ao trabalho de Mizael Conrado.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) acaba de eleger um novo presidente para o ciclo 2025-2029. José Antônio Ferreira Freire, pernambucano com mais de 40 anos de atuação no Movimento Paralímpico, assumirá o cargo, substituindo Mizael Conrado, eleito em 2017 e reeleito em 2020. A escolha foi feita durante a Assembleia Geral Ordinária de Eleição da entidade, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O novo presidente, que já era presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), agradeceu a parceria de longa data com Mizael e afirmou que será um grande desafio manter e ampliar os projetos e programas em benefício das pessoas com deficiência. Freire destacou a importância do esforço coletivo para fazer o CPB crescer cada vez mais.

Durante a eleição, foi decidida também a reeleição de Yohansson Nascimento para o cargo de vice-presidente do CPB. Mizael Conrado, que completará seu segundo mandato na presidência até o final deste ano, elogiou a escolha de Freire, destacando sua vasta experiência no esporte paralímpico e suas conquistas anteriores.

O novo presidente assume o comando do CPB em um momento histórico para o esporte paralímpico brasileiro. Após a participação nos Jogos de Paris 2024, onde o Brasil conquistou um recorde de medalhas, totalizando 89 pódios – 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes – e alcançou o quinto lugar no quadro de medalhas, a melhor colocação do país na história dos Jogos, o futuro do CPB se mostra promissor.

José Antônio Ferreira Freire terá o desafio de dar continuidade ao legado deixado por Mizael Conrado e de liderar o CPB em um momento de crescimento e consolidação do esporte paralímpico no Brasil. Com vasta experiência e um compromisso declarado com o desenvolvimento do movimento paralímpico, Freire assume a presidência com a missão de manter o país avançando no cenário esportivo internacional.

Sair da versão mobile