Na manhã desta sexta-feira, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do Rio de Janeiro com destino ao Líbano para resgatar brasileiros que se encontram na região. A missão humanitária foi autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro em resposta à explosão que devastou a cidade de Beirute no último dia 4 de agosto.
O avião decolou do Aeroporto Internacional Tom Jobim, também conhecido como Aeroporto do Galeão, rumo ao Aeroporto Internacional de Beirute. A bordo, além da tripulação, estão equipes médicas, diplomatas e membros do Ministério das Relações Exteriores, preparados para prestar assistência e auxiliar no resgate dos cidadãos brasileiros afetados pela tragédia.
A ação faz parte do esforço do governo brasileiro em colaborar com o auxílio humanitário ao Líbano, país que enfrenta uma crise sem precedentes em decorrência da explosão no porto de Beirute. Segundo informações do Itamaraty, centenas de brasileiros estariam necessitando de apoio e assistência para retornar ao Brasil após o ocorrido.
A comunidade brasileira no Líbano, composta por empresários, estudantes, profissionais liberais e suas famílias, têm enfrentado momentos difíceis desde a explosão. Muitos se encontram sem condições de retornar devido à destruição causada pelo incidente, que deixou milhares de pessoas desabrigadas e feridas.
A operação de resgate realizado pela FAB reforça o compromisso do Brasil em ajudar aqueles que necessitam em momentos de crise e desastre. A chegada do avião ao Líbano representa uma luz de esperança para os brasileiros que aguardam ansiosamente pelo retorno ao seu país de origem e pela assistência necessária neste momento delicado.