Retorno de Lula fortalece PT em eleições municipais com candidatos de outras legendas buscando crescimento nas urnas.

O Partido dos Trabalhadores (PT) está projetando um retorno positivo nas urnas municipais após quatro anos do seu pior desempenho neste século, de acordo com a volta do presidente Lula ao cenário político nacional. Para alcançar este objetivo, o partido fortaleceu sua base de candidatos a prefeito e vereador, atraindo para suas fileiras políticos que anteriormente estavam em outras legendas, incluindo integrantes do centrão.

Um levantamento realizado pela Folha mostra que 19% dos candidatos a prefeito do PT nestas eleições se filiaram recentemente ao partido e não possuem uma história política consolidada dentro da sigla.

No total, o PT lançou 1.392 candidatos a prefeito, dos quais pelo menos 263 estavam em outros partidos na última eleição. Destacam-se Evandro Leitão em Fortaleza e Marcelo Ramos em Manaus, que vieram respectivamente do PDT e PSD.

As novas filiações ao PT, em sua maioria, foram provenientes do PP, seguido pelo PDT, PSD e MDB. O senador Humberto Costa, coordenador do Grupo de Tática Eleitoral do PT, destaca que a maioria dos novos filiados do partido são prefeitos do Nordeste, região em que o PT teve forte apoio nas eleições anteriores.

O avanço das novas filiações foi mais evidente nos estados do Piauí, Bahia e Ceará, todos sob governos petistas. No entanto, também houve filiações em outros estados, como Minas Gerais e Paraná.

Com 32 prefeitos eleitos na Bahia em 2020, o PT planeja um crescimento significativo nestas eleições, sem estabelecer uma meta específica, mas buscando melhorar consideravelmente seu desempenho em relação a 2020.

No cenário político cearense, o PT atraiu quadros do PDT após desentendimentos internos, com 13 prefeituráveis migrando para o partido, incluindo o candidato a prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.

O trabalho do PT para impulsionar seus candidatos, especialmente nas cidades de médio e grande porte, tem sido intensificado nas vésperas das eleições, visando obter um resultado expressivo.

A estratégia de filiar novos candidatos a prefeito e vereador tem sido uma aposta do PT para crescer nas eleições municipais e solidificar seu posicionamento político no cenário nacional.

Sair da versão mobile