Eleições 2024: Eleitor pode consultar local de votação para primeiro e eventual segundo turno das eleições municipais.

No próximo domingo (6) acontece o primeiro turno das eleições municipais de 2024, e os eleitores que pretendem exercer seu direito já podem consultar o local de votação. Para isso, podem acessar o aplicativo da Justiça Eleitoral, o e-Título, ou o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde é possível verificar a zona e a seção eleitoral.

Caso tenha sido feita alguma solicitação de transferência temporária da seção eleitoral dentro do mesmo município, a pesquisa indicará automaticamente o novo lugar de votação com o endereço completo, zona e seção. A atualização do local de votação é feita de forma automática nos sistemas para garantir a comodidade dos eleitores.

Para consultar o local de votação no site do TSE, o eleitor pode seguir por dois caminhos: a aba “Serviços eleitorais” e, em seguida, “Local de votação/zonas eleitorais”. Outra opção é utilizar o sistema de Autoatendimento Eleitoral – Título Net, que permite a consulta ao local de votação e ao número do título de forma rápida e prática.

Já o aplicativo e-Título, que é a versão digital do título de eleitor, também disponibiliza a informação do local de votação logo na tela inicial. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app é capaz de guiar o eleitor até a sua seção eleitoral com facilidade.

No dia da eleição, não é obrigatório levar o título de eleitor, sendo possível utilizar a versão digital do e-Título. Caso o documento esteja em situação regular, o eleitor pode apresentar qualquer documento oficial com foto, como identidade, passaporte ou CNH.

É importante ressaltar que o Brasil tem 155,9 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições municipais, sendo o voto obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos. Para os eleitores com domicílio no exterior, é importante destacar que não há voto em trânsito nas eleições municipais, sendo necessário apenas justificar a ausência em eleições para presidente da República.

Sair da versão mobile