Redução de velocidade para 30 km/h em Bolonha desencadeia batalha cultural entre políticos e moradores da cidade italiana.

Redução do limite de velocidade para 30 km/h em Bolonha gera resultados positivos

No norte da Itália, a cidade de Bolonha vem enfrentando uma batalha cultural em relação à redução do limite de velocidade para 30 km/h nas ruas. O prefeito Matteo Lepore destaca a importância dessa medida como a diferença entre a vida e a morte. Implementada em julho de 2023, a redução afeta 70% das vias e começou a ser aplicada de fato em janeiro deste ano, resultando em uma diminuição significativa nos índices de acidentes e mortes.

Seis meses após a implementação, Bolonha registrou uma queda de 10,8% no total de acidentes, 11,6% no número de feridos e 33,3% no número de mortos. Além disso, houve uma redução na poluição ligada ao tráfego e um aumento nos deslocamentos com bicicleta. Esses resultados positivos vêm após uma intensa resistência por parte de alguns moradores e políticos, incluindo o vice-premiê Matteo Salvini, que é contra a medida.

O projeto Città 30, como é chamado, faz parte de uma iniciativa global da OMS pela redução das velocidades para 30 km/h nas áreas urbanas. Segundo o urbanista Matteo Dondé, diversas cidades europeias já aderiram a essa proposta, obtendo resultados semelhantes aos de Bolonha.

A cidade italiana vem investindo em reformas de calçadas, ciclovias, áreas verdes e transporte público para se adequar ao novo limite de velocidade. O custo estimado da adaptação das ruas é de € 24 milhões em três anos. Mesmo enfrentando críticas e resistências, o prefeito Lepore acredita que os benefícios a longo prazo compensarão as escolhas impopulares.

A possibilidade de aplicar o projeto Città 30 em cidades com características semelhantes, como São Paulo, também é discutida. Tanto Lepore quanto Dondé destacam a viabilidade da redução de velocidade em bairros onde as pessoas caminham, mantendo velocidades mais altas apenas em vias principais.

A transformação cultural necessária para aceitar essas mudanças é um desafio, mas os resultados positivos em Bolonha mostram que é possível. A segurança dos pedestres e a redução de acidentes são benefícios claros que podem convencer a população da importância desse tipo de medida.

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