Flamengo lidera ranking mundial de troca de técnicos entre os clubes mais valiosos nos últimos cinco anos, aponta levantamento.

Luiz Henrique e Léo Pereira em Botafogo x Flamengo pelo Campeonato Brasileiro 2024 – Foto: Vítor Silva/Botafogo

O Flamengo tornou-se o clube que mais trocou de técnicos entre os 60 clubes com elencos mais valiosos do mundo, de acordo com levantamento do Bolavip, após a recente demissão do técnico Tite, que ocorreu mesmo após a vitória sobre o Athletico-PR no Campeonato Brasileiro. Com essa mudança, o Flamengo acumula 15 trocas de comando técnico desde 2019.

A pesquisa foi baseada nos dados do Transfermarkt, considerando os 60 clubes mais valiosos, entre os quais apenas dois brasileiros aparecem: Flamengo e Palmeiras. O levantamento contabilizou todos os técnicos, incluindo interinos, que passaram pelos clubes no período. O Flamengo aparece no topo da lista com uma “vantagem” de cinco treinadores em relação aos três clubes que vêm a seguir: Olympique de Marselha (França), Al-Hilal (Arábia Saudita) e Fenerbahçe (Turquia).

Top-10 clubes com mais trocas de técnicos nos últimos cinco anos:

  1. Flamengo – 15 técnicos
  2. Olympique de Marselha – 10 técnicos
  3. Al-Hilal – 10 técnicos
  4. Fenerbahçe – 10 técnicos
unnamed 5 3 Flamengo é o clube que mais troca técnicos no mundo entre os 60 mais valiosos, segundo levantamento

Clubes com mais estabilidade no comando técnico

Por outro lado, cinco clubes não trocaram de técnico desde 2019. São eles:

  • Atalanta (Itália)
  • Atlético de Madrid (Espanha)
  • Brentford (Inglaterra)
  • Real Sociedad (Espanha)
  • Manchester City (Inglaterra)

Entre esses clubes, Diego Simeone, do Atlético de Madrid, se destaca por estar à frente da equipe desde o final de 2011, somando mais de 4.600 dias no comando.

A média de técnicos por clube

A média de trocas de técnicos entre os 60 clubes analisados foi de 5,4 trocas no período de cinco anos. 15 equipes tiveram até três trocas de comando, incluindo clubes com sucesso esportivo recente, como Arsenal, Real Madrid, Liverpool e Inter de Milão. Já o Palmeiras aparece na 28ª posição, com seis mudanças de técnico desde 2019.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
Sair da versão mobile