Durante o debate Uol/Folha entre candidatos à prefeitura de São Paulo nesta segunda-feira (30), Pablo Marçal (PRTB) fez declarações polêmicas ao atacar a candidata do PSB, Tabata Amaral. Ele afirmou que “mulher não vota em mulher” porque “é inteligente”.
Ao longo do debate, Marçal elogiou Tabata chamando-a de “a candidata mais inteligente” presente, mas criticou sua postura em cobrar propostas dos demais participantes. Ele afirmou: “Ela quer provar para você que é mulher. Ô, Tabata, se mulher votasse em mulher, você ia ganhar no primeiro turno. A mulher não vota em mulher, ela é inteligente. Ela tem sabedoria, ela tem experiência. Ela olha pra você e vê você sempre nesse embate, não vai votar em você”.
A declaração de Marçal foi imediatamente rebatida pelo candidato do Psol, Guilherme Boulos, que lamentou a fala preconceituosa. Ele afirmou: “Eu lamento a fala preconceituosa do Pablo Marçal insinuando que quem vota em mulheres teria menos inteligência. É lamentável, triste ouvir isso de alguém que quer governar a maior cidade do Brasil”.
Tabata respondeu destacando a histórica desqualificação das candidaturas femininas no Brasil. Ela disse: “Vocês sabem que a gente está sempre sendo subestimada. Desde que eu me entendo por gente, dizem que eu não consigo, que eu não dou conta, que não é pra mim. A barra para a gente é muito mais alta”. Tabata também ressaltou que as pesquisas eleitorais indicam maior rejeição de Marçal entre o eleitorado feminino.
Próximo ao encerramento do debate, Marçal reiterou sua posição, afirmando: “Mulher inteligente, é por isso que vocês não estão dedicando voto na Tabata. Porque você que é guerreira, mãe de família, a maioria sozinha em casa. Você sabe que não dá para colocar a prefeitura nas mãos de uma pessoa que está sonhando. É só isso”.