Investigação sobre células nazistas no Brasil
O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) está buscando obter R$ 2,5 milhões para financiar uma investigação sobre o aumento de células nazistas no país. O órgão, vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e com autonomia, está articulando com deputados federais do PSOL do Rio de Janeiro para que esse recurso seja destinado via emendas parlamentares.
O CNDH já realizou missões em Santa Catarina e no Rio de Janeiro este ano. O valor necessário foi calculado para cobrir o projeto, que tem previsão de duração de dois anos e resultará em um relatório final abordando o tema.
O deputado Tarcísio Motta (PSOL-RJ) confirmou que enviará recursos, mas ainda não definiu a quantia exata. Ele está trabalhando com colegas da Casa para obter mais apoio para a proposta do CNDH. O conselho pretende realizar 15 missões in loco para promover agendas junto a órgãos públicos, autoridades e entrevistar supostas vítimas.
O projeto também inclui a realização de uma pesquisa em parceria com uma universidade federal para mapear o crescimento das células neonazistas e dos discursos de ódio nos estados brasileiros. Além disso, estão programados seminários, a criação de uma plataforma e o levantamento de projetos de leis relacionados ao combate ao neonazismo e aos discursos de ódio no Brasil.
Em abril deste ano, o CNDH acionou a ONU para alertar sobre o crescimento desses grupos no país, com aumento do discurso de ódio direcionado especialmente às mulheres, à população negra e à população LGBTQIAP+.
FOLHETIM
Os atores Jéssica Ellen e Fabrício Boliveira comemoraram o lançamento da nova novela das sete da TV Globo, “Volta por Cima”, em uma festa realizada nos estúdios da emissora, no Rio de Janeiro. A produção fará sua estreia na noite de segunda-feira (30).
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.