Levantamento da UFF revela maioria evangélica entre candidaturas religiosas no Estado do Rio de Janeiro

Análise das candidaturas religiosas no Estado do Rio

Foto: Divulgação/TSE

Um estudo conduzido pelo Ginga da Universidade Federal Fluminense (Ginga-UFF) revelou que, no Estado do Rio, as candidaturas com viés religioso são majoritariamente evangélicas, representando 88,4% do total de 395 candidaturas. Crenças de matriz africana correspondem a 10,4% (41 candidaturas), enquanto os católicos representam apenas 1,3%.

A análise das candidaturas na cidade do Rio de Janeiro reflete a tendência observada no estado. Dos 1.021 candidatos a vereador na capital, 16 possuem identificação religiosa, sendo os evangélicos predominantes em relação aos representantes das religiões de matrizes africanas. Enquanto 14 cristãos concorrem, sendo 10 pastores, três bispos e uma missionária, a matriz africana conta com 284 candidatos em um total de 8.731 candidaturas, o que representa 3,3%.

Para realizar o levantamento, foram utilizados dados do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de pesquisa em redes sociais dos candidatos, buscando por palavras-chave ligadas às religiões, e em sites de notícias. Os resultados apontaram 157 candidaturas católicas (1,8%) e 8.290 evangélicas (94,9%).

Sobre a representatividade dos segmentos religiosos por estado, destaca-se a presença marcante dos afrorreligiosos na Bahia, com 50 candidaturas (17,6%), seguido por São Paulo (48 candidatos – 16,9%), Rio Grande do Sul (45 candidatos – 5,8%) e Rio de Janeiro (41 candidatos – 14,4%). Em contrapartida, não foram identificados representantes religiosos nos estados do Amapá, Roraima, Acre e Mato Grosso do Sul.

**Continua…**

Sair da versão mobile