Cometa do Século é avistado em Goiânia por membros do clube de astronomia Plêiades do Sul

Na manhã desta sexta-feira (27), o céu de Goiânia foi presenteado com a presença do tão aguardado “Cometa do Século”, um fenômeno astronômico que chamou a atenção de Pedro Augusto de Jesus Castro, membro do clube de astronomia Plêiades do Sul. A aparição do cometa C/2023 A3 foi aguardada com expectativa, com os observadores dedicando quase três horas de sua madrugada, das 3h30 às 6h, para contemplar o evento celeste.

O apelido de “Cometa do Século” se deve ao brilho excepcional que se espera desse corpo celeste, que será visível a olho nu. Em Goiás, a previsão é de que o cometa possa ser avistado ao amanhecer até o dia 8 de outubro, permitindo aos observadores desfrutarem da sua presença antes do nascer do sol. Mesmo sendo visível a olho nu, recomenda-se o uso de equipamentos como binóculos para uma melhor visualização.

Os especialistas alertam que os dias de maior brilho do cometa serão de 1 a 8 de outubro, o que torna esse período ideal para observar esse fenômeno cósmico. A passagem do “Cometa do Século” pelos céus de Goiânia promete encantar e impressionar tanto os amantes da astronomia quanto o público em geral, oferecendo um espetáculo único e memorável.

Sair da versão mobile