Ex-ministro José Dirceu questiona presença de caça dos EUA em território brasileiro
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, está solicitando à bancada do PT na Câmara dos Deputados que pressione os governos do Brasil e dos EUA por esclarecimentos sobre a presença de um caça americano F-35 em solo nacional. Em um incidente ocorrido em maio, um Lockheed Martin F-35C Lightning II da Marinha dos Estados Unidos fez um pouso de emergência devido à falta de combustível em São Pedro de Aldeia, no Rio de Janeiro.
“O que este avião estava fazendo sobrevoando o território nacional? Não se trata de uma aeronave comum, mas sim de um dos caças mais avançados do governo americano”, questionou Dirceu.
O ex-ministro pretende solicitar a um deputado da bancada petista que envie um ofício à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados para que o assunto seja esclarecido. Recentemente, um militar da Marinha brasileira foi punido pela divulgação de fotos do avião em grupos de mensagens, o que teria violado protocolos de segurança para material sensível.
A presença do caça americano em solo brasileiro levantou questionamentos sobre a segurança e a soberania do país, além de gerar preocupações sobre a cooperação militar entre o Brasil e os EUA. A atuação de Dirceu nesta questão demonstra sua preocupação com a defesa nacional e a transparência nas relações internacionais.
Assine para acessar mais conteúdos exclusivos
Se você gostou deste texto, torne-se um assinante para ter acesso a mais reportagens relevantes. Sua assinatura ajuda a sustentar um jornalismo independente e de qualidade. Não perca a oportunidade de se manter bem informado!