Falsa Informação Circula Sobre Prioridade no Bolsa Família para Pessoas Acima de 40 Anos
Recentemente, uma notícia falsa começou a circular nas redes sociais afirmando que o Bolsa Família, programa do governo federal, estaria priorizando pessoas acima de 40 anos para receber o benefício. No entanto, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) esclareceu que não há nenhum critério de prioridade baseado na idade para a concessão do benefício.
De acordo com o MDS, as famílias indígenas e quilombolas, aquelas com crianças resgatadas de situações de trabalho infantil, integrantes resgatados de situações análogas à de trabalho escravo e catadores de material reciclável são os grupos que possuem prioridade para receber o Bolsa Família. Portanto, a informação divulgada é falsa e não tem respaldo nas políticas do programa.
A página que disseminou essa informação enganosa possui características comuns a sites que aplicam golpes financeiros. Os seguidores que acreditarem nesse conteúdo falso podem acabar perdendo dinheiro e caindo em armadilhas.
O vídeo que viralizou nas redes sociais mostrava imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros do governo, com legendas afirmando que pessoas com mais de 40 anos teriam prioridade no Bolsa Família. A voz artificial no vídeo ainda afirmava que o governo teria aprovado uma nova norma nesse sentido, o que também é falso.
Portanto, é importante sempre verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las nas redes sociais, para evitar a propagação de fake news e proteger a população de possíveis golpes e desinformação.