Obras milionárias buscam eliminar gargalos e melhorar trânsito na Barra da Tijuca em intervenções que durarão até dois anos.

Rio terá obras para eliminar gargalos e melhorar trânsito da Barra da Tijuca

Vista aérea do bairro da Barra da Tijuca • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Na última semana, a secretaria municipal de Infraestrutura lançou dois editais de licitação para melhorias no acesso à orla da Barra da Tijuca e tentar acabar com um gargalo no trânsito no fim da tarde. A maior intervenção vai durar cerca de dois anos a um custo estimado de de R$ 60,3 milhões.

Segundo o edital, os recursos serão gastos na duplicação de uma ponte sobre o rio Arroio Fundo, localizada nas proximidades da loja de material de construção Fluzão, na Avenida Ayrton Senna, sentido Linha Amarela. Atualmente, o motorista que deixa a Barra pela Ayrton Senna tem quatro faixas à disposição até a chegada da ponte. O estreitamento da pista provoca um gargalo que costuma provocar retenções no fim do dia.

O outro gargalo fica na chegada à praia pela Avenida Ayrton Senna, na altura do condomínio Alfabarra. Da forma que está hoje, quem quiser seguir para o Jardim Oceânico ou retornar tem que circular por mais 300 metros no sentido Praia da Reserva antes de chegar ao primeiro retorno.

Neste segundo caso, as obras devem durar aproximadamente oito meses. A proposta é construir uma rotatória nessa chegada à praia eliminando a necessidade do motorista de seguir até um retorno próximo da entrada da Reserva. O custo é estimado em R$ 5,7 milhões.

Os vencedores da concorrência devem ser conhecidos até novembro. As intervenções mais intensas devem acontecer só no ano que vem, segundo a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio terá obras para eliminar gargalos e melhorar trânsito da Barra da Tijuca
Sair da versão mobile