Governo busca soluções para reativar minas paradas no Brasil, impactando o setor minerário e a economia nacional.

A Vale, uma das maiores empresas mineradoras do Brasil, firmou um acordo recente para arrendar direitos minerários de jazidas ainda não exploradas localizadas na região da Mutuca, em Minas Gerais, para a empresa Vallourec. Essa parceria entre as duas gigantes do setor promete movimentar o cenário da mineração no país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), expressou preocupação com a paralisia de parte das minas da Vale, que, segundo o governo, estariam sendo deixadas de lado aguardando oportunidades financeiras mais vantajosas. Essa situação tem sido alvo de críticas e levantou questionamentos sobre a efetiva exploração das riquezas minerais do país.

Questionada sobre o assunto, a Vale afirmou que está constantemente desenvolvendo seus planos por meio de projetos próprios e parcerias estratégicas, visando o desenvolvimento da mineração em pequena e média escala, o que pode impulsionar a economia e o setor mineral nacional.

Recentemente, o governo lançou estudos a respeito de possíveis mudanças no arcabouço legal da mineração, com o intuito de pressionar as empresas do setor a efetivamente explorarem suas unidades produtivas. Estima-se que há milhares de minas paradas em todo o país, e a medida em análise poderia gerar um impacto econômico significativo, equiparando-se aos investimentos anuais da Petrobras, uma das maiores empresas do Brasil.

Segundo levantamento do governo, cerca de 25% das mais de 14 mil concessões de lavra concedidas às empresas estão paralisadas, seja pela falta de início da exploração ou por suspensão das atividades. Essa realidade levanta debates sobre a necessidade de uma maior atuação e exploração efetiva dos recursos minerais do país.

Fábio Pupo (interino) com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Sair da versão mobile