Convenções coletivas garantem reajuste salarial acima da inflação para mais de 80% dos trabalhadores, aponta relatório do Banco Central.

Mais de 80% das convenções coletivas garantem reajuste acima da inflação para trabalhadores

O mais recente relatório trimestral de inflação apresentado pelo Banco Central revela que mais de 80% das convenções coletivas de trabalho negociadas até agosto deste ano resultaram em reajustes salariais superiores à inflação para os trabalhadores. De acordo com a autoridade monetária, os reajustes salariais nominais coletados das convenções ficaram, em média, em 4,6% no mês de agosto, mantendo-se estáveis em torno de 5% desde o segundo semestre do ano passado.

O documento também aponta que a massa salarial está em crescimento e o índice de desemprego permanece baixo, atingindo 6,9% no último trimestre encerrado em julho, próximo da mínima histórica de 6,7% registrada em 2014, conforme dados da Pnad do IBGE.

A atividade econômica aquecida e o mercado de trabalho ativo estão pressionando a inflação, mas impulsionando o PIB, cuja projeção de alta para este ano foi revisada de 2,3% para 3,2%. Essas informações corroboram com o boletim Salariômetro da Fipe.

Perspectivas e análises

O Banco Central destaca que os salários reais de admissão aumentaram pelo quinto trimestre consecutivo, acelerando para 0,7% no trimestre até julho, em comparação com 0,4% no trimestre anterior. Na comparação anual, o aumento real foi de 1,9%. Diogo Abry Guillen, diretor de política econômica do BC, ressalta que o mercado de trabalho está dinâmico de maneira geral.

O relatório também menciona que, mesmo com um leve recuo na geração de empregos devido a fatores como as enchentes no Rio Grande do Sul, o Brasil acumulou 1,5 milhão de empregos líquidos no ano até julho, superando o mesmo período do ano anterior. O estudo aponta ainda para uma expansão generalizada entre as atividades econômicas, com destaque para a indústria de transformação e serviços complementares.

As projeções futuras do Banco Central indicam um cenário de melhoria no mercado de trabalho, com redução do desemprego, crescimento de empregos formais e maior facilidade de encontrar boas oportunidades de trabalho, refletindo um aquecimento significativo na economia.

Sair da versão mobile