Uma polêmica envolvendo o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, é retratada no documentário “Niterói Invicta – O golpe de 2018 e a atuação dos comunistas”, produzido por Igor Alves Pinto. O filme, disponível online a partir desta quarta-feira (25/09), traz à tona acontecimentos que marcaram a cidade na época.
O documentário, com 45 minutos de duração, apresenta depoimentos dos envolvidos, advogados, cenas reais do plenário da Câmara dos Vereadores e a repercussão do caso na mídia. Neves, que ficou privado de liberdade entre dezembro de 2018 e março de 2019, expressa sua inocência e emoções ao longo da narrativa.
Em um dos trechos do filme, o vereador do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Leonardo Giordano, comenta sobre a tentativa de golpe: “Um dos instrumentos dessa tentativa de golpe era não dizer direito qual era a acusação, não explicar direito quais eram os elementos, as provas, não deixar o Rodrigo falar”. Por outro lado, a então vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT), Verônica Lima, destaca a maneira abrupta como Neves foi abordado pelas forças de segurança.
O desfecho do caso ocorreu em dezembro de 2023, quando o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e o Superior Tribunal de Justiça decidiram, por unanimidade, extinguir o processo de Neves devido à completa falta de indícios de crime. Durante os 1.828 dias de processo, o ex-prefeito sequer foi ouvido, mesmo quando estava detido.
Advertisement
