Os consumidores das áreas de concessão da Light que pagarem as suas contas em dia contarão com benefícios, como cashback nas tarifas de energia elétrica. O projeto-piloto, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (24), terá duração de 36 meses e beneficiará cerca de 10.000 consumidores.
Com o objetivo de reduzir furtos de energia e inadimplência, a companhia investirá R$ 18 milhões, com contrapartida de até R$ 6 milhões. As duas modalidades de incentivo incluem cashback para os pagadores em dia e um sistema de faturamento fixo sem variações conforme o consumo mensal.
O programa ainda contempla uma segunda modalidade, destinada aos clientes que estavam irregulares nos últimos 24 meses e regularizaram a situação. A proposta do sistema de faturamento fixo é trazer mais previsibilidade para empresa e consumidores, além de oferecer uma fatura de energia diferenciada e exclusiva.
De acordo com o Poder 360, as regras do faturamento diferenciado serão comunicadas previamente aos participantes, incluindo informações detalhadas na fatura de energia. A Aneel avalia a iniciativa como um modelo inovador e benéfico para os consumidores, proporcionando mais previsibilidade e transparência no processo.
O projeto-piloto foi aprovado no modelo de “sandbox regulatório-tarifário”, permitindo à Light operar temporariamente com regras tarifárias diferenciadas para testar a inovação. Caso o projeto seja bem-sucedido, poderá ser replicado por outras distribuidoras de energia elétrica no futuro.
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