Observatório do Clima lança livro sobre litígios climáticos na Universidade Columbia, em Nova York, às vésperas da Assembleia-Geral da ONU

Litígio Estratégico Climático em Rede: Novo Livro do Observatório do Clima

No próximo dia 24, o Observatório do Clima terá o lançamento do livro “Litígio Estratégico Climático em Rede: Experiências contra Retrocessos Socioambientais por Meio do Judiciário no Período de 2020-2024” na Universidade Columbia, em Nova York. Esse evento está inserido na programação da Climate Week de Nova York, ocorrendo próximo à Assembleia-Geral da ONU.

O livro, organizado pelo advogado Nauê Bernardo Pinheiro de Azevedo e pela coordenadora de política públicas do Observatório do Clima, Suely Araújo, traz artigos de mais de uma dezena de ações que questionaram atos do governo de Jair Bolsonaro na Justiça. Entre os colaboradores estão advogados de organizações da sociedade civil e de partidos políticos, como Rafael Gandur Giovanelli, Moara Silva Vaz de Lima e Rafael Echeverria Lopes, além de outros renomados autores.

Para Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, o governo de Jair Bolsonaro marcou uma fase de destruição do meio ambiente. Ele destaca a importância do trabalho de litigância dentro da rede do Observatório do Clima como forma de tentar minimizar os danos causados pelo governo.

O lançamento do livro também está previsto para outubro em Brasília e em São Paulo, com eventos que incluirão debates e a presença dos autores. Essa obra representa um importante registro das ações judiciais contra retrocessos socioambientais e coloca em destaque a importância da atuação jurídica na defesa do meio ambiente.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Sair da versão mobile