Megaincêndios na Amazônia aceleram chance de colapso ambiental e causam impactos na saúde e segurança da região.

Em um cenário preocupante, os megaincêndios estão acelerando a chance de colapso na Amazônia, conforme alertam especialistas. O aumento das queimadas em áreas de floresta nativa e a seca extrema estão levando a região a um quadro que pode se tornar irreversível.

Um dos incêndios na Terra Indígena Kayapó, localizada na região do Xingu, no Pará, já destruiu mais de 67 mil hectares, equivalente a uma área comparável à cidade de Florianópolis. Esses dados foram revelados pelo Servir-Amazônia, da Nasa, que monitora a região por meio de satélites.

O impacto vai além do ambiental, afetando também a saúde e a segurança de voos na região. Atualmente, Porto Velho (RO) figura como um dos piores lugares do mundo para se respirar, devido à fumaça resultante dos incêndios.

Para discutir a gravidade do tema, a jornalista Priscila Camazano recebe o repórter especial Vinicius Sassine no programa Como É que É? desta segunda-feira (23), transmitido ao vivo diretamente da Redação da Folha, localizada no centro de São Paulo. O programa da TV Folha vai ao ar de segunda a sexta-feira pelos canais do jornal no YouTube, Instagram, Facebook e Twitch.

Após a transmissão ao vivo, as conversas na íntegra ficam disponíveis no canal da TV Folha no YouTube, bem como em formato de áudio nos principais agregadores de podcasts. Além do programa diário, a TV Folha também publica entrevistas, reportagens e minidocumentários sobre diversos temas do noticiário atual.

Sair da versão mobile