Brasil é um dos principais parceiros estratégicos da Rússia na América Latina, afirma assessor especial de Putin em encontro diplomático.

O assessor especial do presidente da Rússia, Vladimir Putin, Anton Kobyakov, afirmou em Moscou nesta quinta-feira (19) que o Brasil é considerado “um dos mais importantes parceiros estratégicos” do país na América Latina. Durante uma reunião com o embaixador brasileiro em Moscou, Rodrigo Baena Soares, Kobyakov destacou a relação entre as nações e elogiou a semelhança na abordagem em relação à construção de uma ordem mundial multipolar, com destaque para o respeito à lei internacional e ao papel central da ONU.

Em um momento de crítica sutil aos EUA, Anton Kobyakov ressaltou a importância da parceria entre Rússia e Brasil, evidenciando uma visão compartilhada sobre questões globais. Essa declaração ocorre em um contexto de tensões internacionais, especialmente devido à inserção russa em conflitos como a invasão da Ucrânia, que tem causado isolamento de Putin no cenário internacional.

A cúpula dos países do Brics está marcada para acontecer em Kazan entre 22 e 24 de outubro, onde se espera a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deverá se reunir com Vladimir Putin. O Brasil tem adotado uma postura de defesa da paz no conflito envolvendo a Rússia, porém, tal posicionamento tem sido criticado pelos EUA e países europeus, que consideram a abordagem brasileira como indulgente em relação a Putin.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Sair da versão mobile