Acidificação dos oceanos atinge novo limiar de alerta e coloca Terra em perigo, alerta relatório do Instituto Potsdam.

Novo Limiar de Alerta: Acidificação dos Oceanos Afetará Estabilidade Planetária

Um recente relatório do Instituto Potsdam para a Pesquisa do Impacto Climático (PIK) alerta para um novo limiar de alerta que a Terra está atravessando devido à crescente acidificação dos oceanos. Esse fenômeno terá sérias consequências para a estabilidade planetária, sua capacidade de resiliência e de ser habitável.

Há aproximadamente 15 anos, cientistas estabeleceram nove “limites planetários” que a humanidade não deveria ultrapassar para permanecer em uma “zona de funcionamento segura”. No entanto, seis desses limites já foram violados devido às atividades humanas e, de acordo com o novo relatório, um sétimo, a acidificação dos oceanos, está prestes a ser ultrapassado em um futuro próximo.

Os limites já ultrapassados incluem mudanças climáticas, desmatamento, perda de biodiversidade, proliferação de produtos químicos sintéticos, escassez de água doce e o equilíbrio do ciclo do nitrogênio.

O relatório destaca que a acidificação dos oceanos está relacionada à absorção de dióxido de carbono (CO2) pelas águas marinhas. O aumento das emissões desse gás poluente tem causado a diminuição do pH da água do mar, tornando-a prejudicial para diversos organismos marinhos, como corais, conchas e plâncton, afetando toda a cadeia alimentar aquática.

Segundo Boris Sakschewski, um dos principais autores do relatório, mesmo que as emissões possam ser reduzidas rapidamente, é provável que um certo nível de acidificação continue devido ao CO2 já emitido e ao tempo de resposta do sistema oceânico. Dessa forma, superar o “limite” da acidificação oceânica nos próximos anos parece inevitável.

Planeta em Transe

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas.

O Planetary Health Check, relatório anual sobre a saúde do planeta, destaca que a situação continua piorando e que a acidificação dos oceanos representa uma grave ameaça para a Terra e sua biodiversidade marinha.

Sair da versão mobile