Tom Zé debaterá curta “Auto de Vitória” em evento de cinema em São Paulo, marcará exibição inédita da obra.

Tom Zé participará de debate sobre curta de Geraldo Sarno na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

O renomado cantor Tom Zé estará presente em um debate promovido pela Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em torno do curta “Auto de Vitória” (1966), do diretor baiano Geraldo Sarno, falecido em 2022. Esta será a primeira exibição pública da obra no país.

O filme retrata um cortejo fúnebre do fêmur do padre José de Anchieta, além de uma encenação da peça “Na Vila de Vitória ou Auto de São Maurício”, escrita pelo jesuíta no século 16. A peça aborda um debate sobre “a salvação e a danação no Brasil”, tendo Satanás como um dos protagonistas.

A produção de “Auto de Vitória” teve a assinatura da Fundação Cinemateca Brasileira e pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP (Universidade de São Paulo).

Além de Tom Zé, um amigo próximo do cineasta, participarão do debate na Mostra de Cinema a filha de Sarno, Paula, o diretor da Ancine (Agência Nacional do Cinema) Paulo Alcoforado, a diretora Ana Carolina e o jornalista Piero Sbragia, que está escrevendo uma biografia sobre o baiano.

EM PAUTA

O ex-ministro da Justiça José Carlos Dias e o escritor e ex-secretário Gabriel Chalita estiveram presentes em um debate sobre segurança pública e democracia na PUC-SP, em São Paulo. O evento foi organizado pela instituição em conjunto com a Comissão Arns e o Instituto Vladimir Herzog. Também compareceram a fundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e colunista da Folha, Cida Bento, o ex-ouvidor das Polícias de São Paulo Benedito Mariano e o diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog, Rogério Sottili.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Sair da versão mobile