Estudantes indígenas reivindicam criação de universidade própria durante encontro em Brasília

Na última semana, Brasília foi palco do XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI), que reuniu cerca de mil estudantes de mais de 100 povos indígenas. Organizado pela Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília (AAIUnB), o evento teve como objetivo discutir questões relacionadas à educação e à representatividade dos indígenas no ensino superior.

Durante o encontro, os estudantes participaram de diversas reuniões com representantes dos Poderes Públicos. Em audiências no Senado, foi debatida a questão das cotas nas universidades, além da criação de uma universidade voltada exclusivamente para os povos indígenas, levando em consideração suas particularidades culturais e educacionais. Uma carta de reivindicações, elaborada por coletivos indígenas de 25 universidades, também foi entregue durante o evento.

Na Câmara dos Deputados, os estudantes indígenas tiveram a oportunidade de debater com parlamentares a importância da presença indígena no ensino superior, destacando a ciência indígena como uma ferramenta de luta e promoção da equidade. Para Manuele Tuyuka, presidente da AAIUnB, é fundamental trazer a diversidade e a identidade indígena para dentro das universidades.

Alisson Cleomar, estudante de medicina da UnB, enfatizou os desafios enfrentados por estudantes indígenas, como o preconceito dentro das universidades. Mesmo com obstáculos, Alisson conta com o apoio da coletividade indígena para seguir seus estudos. O mesmo acontece com Thoyane Fulni-ô Kamayurá, estudante de engenharia florestal que precisou interromper os estudos devido à gravidez.

Para Yonne Alfredo, estudante de biologia na Unicamp, deixar a aldeia foi o maior desafio. Mesmo com apoio dos veteranos, Yonne precisou de muita determinação para permanecer longe de seus parentes e adaptar-se à vida na cidade. No entanto, ela planeja retornar à aldeia após concluir os estudos, com o objetivo de contribuir para a comunidade.

O XI ENEI foi um importante espaço de diálogo e reflexão sobre as questões que envolvem a educação indígena no Brasil, destacando a importância da preservação da cultura e identidade dos povos originários.

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