Eduardo Paes adia programa eleitoral definitivo a poucos dias das eleições, gerando incertezas sobre compromisso com o eleitorado do Rio.

Foto: Beth Santos

Estamos a poucos dias das eleições, e a surpresa não poderia ser maior: Eduardo Paes, um dos favoritos nas pesquisas para a Prefeitura do Rio de Janeiro, ainda não apresentou seu programa definitivo no sítio oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na parte de “Propostas” – “Proposta de Governo” no sítio acima, o que existe lá, até agora, é a “VERSÃO PRELIMINAR 1.0 DO PROGRAMA DE GOVERNO EDUARDO PAES PREFEITO DO RIO 2025 – 2028”.

O programa de governo é, acima de tudo, uma promessa pública. É o contrato que o candidato assina com a sociedade, um documento que deve ser utilizado pelos cidadãos para cobrar, fiscalizar e exigir o cumprimento das metas e objetivos traçados. Sem esse documento, Paes sinaliza que, para ele, as eleições já estão no bolso.

E aqui começa a dúvida: será que Eduardo Paes está tão confiante na vitória que negligencia seu compromisso com os eleitores? Ou estaria ele mais interessado em sua próxima aventura política, como a possível candidatura ao governo do Estado em 2026?

Mais do que uma estratégia eleitoral arriscada, a ausência de um programa definitivo de Paes é um gesto que demonstra desprezo pela seriedade das eleições. Afinal, como os eleitores poderão cobrar um governo que não se comprometeu com nada além de uma série de promessas vagas?

Ao que tudo indica, uma nova gestão agora na prefeitura do Rio é apenas uma estação temporária para Paes. A falta de um programa definitivo pode ser um sinal claro de que seu verdadeiro foco está na eleição de 2026, quando poderá concorrer ao governo do Estado.

Portanto, é importante que o eleitor reflita: o que esperar de um candidato que, a poucos dias das eleições, sequer se deu ao trabalho de apresentar um programa de governo completo? Será que Eduardo Paes está realmente comprometido com a cidade do Rio, ou seu olhar já está voltado para o Palácio Guanabara em 2026?

Sair da versão mobile