Estados Unidos autorizam vacina contra gripe em formato de spray nasal que pode ser autoadministrada, sem necessidade de profissional.

Autorizada nos EUA vacina contra gripe em formato de spray nasal que pode ser autoadministrada

No dia 20 de agosto, os Estados Unidos autorizaram a primeira vacina contra a gripe em formato de spray nasal que pode ser autoadministrada, sem a necessidade de assistência de um profissional de saúde. A vacina, chamada de FluMist e produzida pelo grupo AstraZeneca, já havia sido aprovada pela FDA para pessoas de 2 a 49 anos, mas até então só podia ser aplicada por profissionais em farmácias e serviços de saúde.

Apesar dos menores de idade não poderem administrar a vacina sozinhos, seus responsáveis já podem fazê-lo. Para Peter Marks, diretor da FDA, essa é uma “nova opção para receber uma vacina segura e eficaz contra a gripe sazonal, potencialmente mais conveniente, flexível e acessível para pessoas e famílias”. A vacina está em uso nos EUA desde 2003 e, a partir do próximo outono, estará disponível para compra online mediante receita médica.

A vacina virá com instruções de uso claras, segundo a AstraZeneca, e é vista como um passo importante para tornar as vacinas mais acessíveis, de acordo com Iskra Reic. O principal efeito colateral do imunizante, que contém um vírus vivo atenuado, pode ser a febre em crianças de 2 a 6 anos, conforme informações da empresa.

Estima-se que quase 200 milhões de doses da vacina já tenham sido distribuídas em todo o mundo e, entre 2020 e 2023, a gripe causou a morte de aproximadamente 4.900 a 51.000 pessoas nos EUA, de acordo com dados das autoridades de saúde.

Cuide-se

Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar

Sair da versão mobile