Disputa acirrada em Brandemburgo pode alterar cenário político na Alemanha, com empate entre SPD e AfD nas eleições regionais.

Eleições em Brandemburgo: SPD e AfD em empate técnico

O estado de Brandemburgo, na Alemanha, vai às urnas neste domingo (22) em uma disputa regional acirrada que pode gerar uma reviravolta política no país. O SPD (Partido Social-Democrata da Alemanha) do premiê Olaf Scholz encontra-se em empate técnico com a sigla de extrema direita AfD (Alternativa para a Alemanha).

Uma eventual derrota do SPD em Brandemburgo, estado ao redor de Berlim governado pela sigla de centro-esquerda há mais de 30 anos, poderia consolidar a ascensão da extrema direita no leste da Alemanha. Além disso, aumentaria questionamentos internos à liderança do partido governista, considerando a baixa popularidade de Scholz e do governo federal a um ano das eleições gerais.

A trajetória esperada para a AfD em Brandemburgo parecia certa até então, com a extrema direita vencendo outras eleições regionais no leste da Alemanha recentemente. No entanto, novas pesquisas indicam um crescimento súbito do SPD, colocando os dois partidos em empate técnico dentro da margem de erro.

Uma possível coalizão entre SPD e CDU, principal partido de centro-direita do país, com a participação da BSW, um novo partido alemão de esquerda na economia e de direita nos costumes, se torna cada vez mais provável diante do cenário atual.

O governador de Brandemburgo, Dietmar Woidke, figura importante nessas eleições, vem conduzindo uma campanha afastada da política nacional, o que tem contribuído para o crescimento do SPD nas intenções de voto. Se a sigla acabar atrás da AfD, Woidke já anunciou que renunciará à liderança estadual do partido, o que seria um golpe para o governo governista.

A popularidade de Woidke junto aos eleitores pode ser um fator decisivo nas eleições. A possível substituição de Scholz como candidato a primeiro-ministro também é especulada, com o ministro da Defesa, Boris Pistorius, surgindo como um dos favoritos para o cargo.

No contexto internacional, a situação política na Alemanha desperta o interesse de observadores e analistas. A incerteza em Brandemburgo aumenta a expectativa em relação aos resultados das eleições e às possíveis mudanças na liderança do país.

Lá Fora

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Sair da versão mobile