Israel bombardeia lançadores do Hezbollah no Líbano, intensificando tensões no Oriente Médio e na fronteira com Israel

Conflito entre Israel e Líbano: Tensão no Oriente Médio

No Oriente Médio, a tensão aumentou entre a noite de quinta-feira (19) e a manhã de sexta-feira (20) com os ataques de Israel contra supostos lançadores de foguetes do Hezbollah no sul do Líbano, em meio a explosões de pagers e walkie-talkies na região nos últimos dias.

O Hezbollah, grupo libanês, afirmou que lançou um míssil guiado contra tropas em Metula, cidade israelense na fronteira, alvo frequente da facção nos últimos anos.

O Exército de Tel Aviv relatou dezenas de foguetes lançados contra o sul de Israel, totalizando cerca de 130, de acordo com o jornal local Times of Israel. Moradores do norte do país foram orientados a se abrigar perto de antiaéreos.

Fontes de segurança do Líbano informaram que este foi o ataque mais intenso de Israel desde o início das hostilidades entre os dois países, em outubro do ano passado, devido à guerra na Faixa de Gaza, na qual o Hezbollah apoia o Hamas contra Tel Aviv.

O aumento dos bombardeios levou a Unifil, missão de paz da ONU no Líbano, a alertar para o agravamento das hostilidades ao longo da fronteira e pedir contenção imediata.

Ataques aéreos israelenses atingiram três vilas no sul do Líbano, sem relatos de vítimas, enquanto bombardeios anteriores deixaram quatro feridos, sem confirmação se eram membros do Hezbollah.

Lá Fora

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo.

Sair da versão mobile