Brasil sediará a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 em busca de um mundo mais justo e sustentável.

Brasil sedia a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20

Com o lema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, o Brasil receberá entre os dias 6 e 8 de novembro a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, em Brasília. Criado em 2010, o grupo dos parlamentos dos países mais ricos do mundo (P20) se reunirá para discutir propostas que visam contribuir com questões globais.

O G20 reúne as maiores economias mundiais e o P20 trabalha para orientar esses governos por meio da cooperação interparlamentar e troca de informações. Pela primeira vez, o Brasil assume a presidência do grupo parlamentar, liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, até 30 de novembro deste ano. A edição deste ano da Cúpula é organizada em conjunto pelas duas Casas do Congresso Nacional e tem a parceria da União Interparlamentar (UIP).

A presidência brasileira do G20 definiu como temas prioritários o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global.

Sessões

Os dias 7 e 8 de novembro serão destinados às sessões de trabalho da 10ª Cúpula, que será sediada nos prédios do Congresso Nacional. Os debates girarão em torno dos eixos prioritários do P20, começando pelo combate à fome, à pobreza e à desigualdade.

Outro tema a ser discutido é o desenvolvimento socioambiental e a transição ecológica justa e inclusiva, considerando a dimensão do enfrentamento a calamidades naturais e provocadas pela ação humana.

No dia 8, os debates abordarão a governança global adaptada aos desafios do século 21, refletindo sobre o papel dos parlamentos na reforma de instituições globais como a ONU, FMI, Banco Mundial e OMC para promover resultados mais efetivos, inclusivos, justos, equilibrados e sustentáveis.

Mulheres parlamentares

Este ano, o Brasil realizou a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, com o tema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. O encontro ocorreu em Maceió nos dias 1º e 2 de julho, resultando na “Carta de Alagoas” com recomendações promovidas no Fórum Parlamentar do G20.

Documento

Ao final das reuniões, um documento consensual será produzido e entregue à Cúpula de Líderes do G20, agendada para os dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.

O G20 representa 85% do PIB mundial e 75% do comércio internacional, composto por diversas nações como a União Europeia, EUA, China, Japão e Brasil.

Sair da versão mobile