A campanha eleitoral para vereador na região já sofreu uma baixa considerada no número de candidatos que estavam inscritos desde o começo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos cerca de 1.930 candidatos inscritos inicialmente nos 29 municípios da região de Apucarana, que compreende as 26 cidades da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) mais Arapongas, Sabáudia e Manoel Ribas, pelo menos 43 (2,2%) já saíram da disputa conforme dados atualizados da Justiça Eleitoral até esta sexta-feira.
LEIA MAIS: Polícia Militar alerta para ação de golpistas no comércio de Apucarana
Os motivos da saída da corrida eleitoral variam de candidato a candidato. Têm aqueles que foram barrados pela Justiça Eleitoral por algum problema pendente de inelegibilidade, falta de toda documentação exigida e têm aqueles que simplesmente desistiram da candidatura por uma razão ou outra. Em algumas situações, partidos tiveram que substituir o candidato ou candidata por outro ou por outra, dentro do prazo permitido, que era até 16 de setembro, para manter o grupo completo ou a cota de gênero.
Em Apucarana, por exemplo, dos 166 candidatos a vereador inscritos no TSE, seis constam como inaptos, ou seja, porque tiveram o registro da candidatura indeferido ou porque renunciaram às suas pretensões. Entre os nomes que saíram da disputa estão os ex-vereadores Marquinho do Bicho (MDB) e Vladimir José da Silva (PV), a ex-candidata a prefeita Carol Scarpelini (Solidariedade) e o famoso locutor de rodeios Silverado (PL), o Adailton dos Reis.
Em Arapongas, dos 246 candidatos a vereador registrados na Justiça Eleitoral, 6 constam como indeferidos. O nome mais conhecido é o da enfermeira Angélica Ferreira (Avante), que já foi vereadora por um mandato.
PREFEITOS
Dos 84 candidatos a prefeito registrados no começo da campanha eleitoral, dois já foram substituídos porque foram indeferidos pela Justiça Eleitoral. São eles Maurílio dos Santos (Agir), de Cambira, que foi substituído pela sua esposa Relaine Araújo dos Santos (Agir); e Polaco da Pá (União Brasil), de Novo Itacolomi, que deu o lugar para Adenilson Magon (União Brasil).
Vale lembrar que em Novo Itacolomi, o ex-prefeito Jesuel de Oliveira (PL) também teve o registro de sua candidatura indeferido, porém ele conseguiu reverter a sentença na própria Justiça Eleitoral da Comarca de Apucarana e continua no páreo.
Em Rosário do Ivaí, o candidato César do Anízio (PSD) teve a candidatura indeferida, porém ele entrou com recurso e mantém sua campanha para prefeito normalmente enquanto aguarda julgamento.
Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos