Mercados globais reagem positivamente à redução da taxa de juros dos EUA pelo Fed, com bolsas europeias em alta e Tóquio fechando em forte valorização.

Decisão da Fed impulsiona mercados globais

Os mercados globais operam em alta nesta quinta-feira (19), após a decisão da Federal Reserve (Fed) de reduzir sua taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, estabelecendo-a entre 4,75% e 5%. Essa medida era amplamente aguardada e representa a primeira redução em quatro anos e meio, sinalizando o início da flexibilização monetária na maior economia do mundo.

Em reação a essa notícia, as bolsas europeias abriram o dia em forte alta, com os investidores demonstrando otimismo com o corte da taxa de juros pelo Fed. Paris registrou ganho de 1,10%, Londres teve acréscimo de 0,64%, Frankfurt seguiu a mesma tendência com +0,56% e Milão também apresentou alta de +0,86%.

Já na Ásia, a bolsa de Tóquio encerrou o pregão desta quinta-feira em território positivo, impulsionada pelo enfraquecimento do iene, que vinha anteriormente valorizado. O índice Nikkei subiu 2,13%, atingindo 37.155,33 pontos, enquanto o Topix ganhou 2,01%, fechando a 2.616,87 pontos.

Por Equipe de Redação
Sair da versão mobile