Amado por uns e odiado por outros, esse é o dilema do famoso horário de verão, que pode voltar a ser adotado no Brasil ainda em 2024. Tanto o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, quanto o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, sugeriram a possibilidade de reimplementação da medida, e agora a população também se manifesta. Um levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que, de acordo com a pesquisa realizada com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano.
Segundo dados, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao retorno do horário de verão, enquanto 13,1% se mostraram parcialmente favoráveis. Ainda de acordo com o estudo, 25,8% são totalmente contrários à implementação; 17% veem a mudança com indiferença; e 2,2% são parcialmente contrários.
No região Sul, 60,6% são favoráveis, sendo 52,3% totalmente favoráveis e 8,3% parcialmente favoráveis; e, no Centro-Oeste, 40,9% aprovariam a mudança – com 29,1% se dizendo totalmente favoráveis e 11,8% parcialmente a favor. Nas três regiões somadas, 55,74% são favoráveis ao adiantamento dos relógios em uma hora.