O Programa De Olho no Óleo inaugurou um novo ponto de coleta na Rua Ana Neri, 2.400, no bairro do Sampaio, Zona Norte do Rio. A iniciativa da Águas do Rio tem como objetivo proteger as redes de esgoto e o meio ambiente.
Em mais de um ano, o programa arrecadou mais de dois mil litros de óleo de cozinha usado, o que resultou na preservação de mais de 50 milhões de litros de água. A ação sustentável busca conscientizar sobre o descarte correto desse tipo de resíduo.
A Águas do Rio alerta que o descarte inadequado de óleo de cozinha pode obstruir as tubulações de esgoto e causar diversos problemas, como retorno do esgoto para o imóvel, mau cheiro, extravasamentos e atração de animais indesejados. O óleo pode também poluir rios, lagoas e mares, caso chegue às redes pluviais.
Rodrigo Fernandes, supervisor de Responsabilidade Social da Águas do Rio, destaca a importância do novo ecoponto para a conscientização e oferecimento de uma alternativa sustentável à população. Após o descarte, o óleo é recolhido por uma empresa especializada e utilizado na produção de sabão em barra, óleo diesel, entre outros produtos.
Resíduos viram novos produtos
Michele Oliveira, coordenadora da Rede Cruzada, parceira do projeto, comemora a iniciativa por contribuir para a preservação do meio ambiente e incentivar o descarte consciente. A instituição receberá parte da arrecadação do ecoponto, que será revertida em produtos de limpeza.
Confira neste link o endereço de todos os pontos de coleta e faça parte dessa iniciativa sustentável.
Advertisement