Segurança reforçada para jogos decisivos no Rio de Janeiro
Nesta quarta-feira (18/09), o Rio de Janeiro terá uma grande ”prova de fogo” em relação à segurança pública. A cidade receberá dois jogos pelas quartas de final da Copa Libertadores, principal competição de futebol do continente, que exigirão grande atenção por parte das autoridades.
Às 19h (de Brasília), Fluminense e Atlético-MG se enfrentam no Maracanã, no bairro homônimo. Já às 21h30, é a vez de Botafogo e São Paulo duelarem no Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro. A distância entre esses locais é de cerca de 10km.
Devido à rivalidade entre as torcidas organizadas envolvidas nas partidas, a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado atuarão com quase 2 mil homens, sendo cerca de 700 guardas municipais e agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e mais de mil policiais militares, nas proximidades dos dois estádios.
A nível comparação, o esquema de segurança montado pela Prefeitura para o jogo Flamengo x Bahia, na última quinta (12/09), pelas quartas de final da Copa do Brasil, no Maracanã, contou com menos de 200 agentes municipais.
”Evidentemente, é um desafio territorial, mas as equipes operacionais tanto da Guarda Municipal quanto da Seop estão absolutamente preparadas e o efetivo mobilizado para que a gente tenha esses eventos ocorrendo com segurança, ordenamento e fluidez no trânsito tanto para o carioca, quanto para o turista que estará na cidade”, disse o secretário Brenno Carnevale.
Complementando a fala de Carnevale, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, pediu para os torcedores irem aos jogos utilizando transporte público em vez de veículos próprios.
”Importante lembrar de não irmos de carro, usar o transporte público. Tanto para quem for para o Maracanã quanto para o Nilton Santos, ambos os estádios têm transporte público de qualidade, que dá para usar à vontade, senão, vão parar em engarrafamento e prejudicar a cidade”, ressaltou.
Vale lembrar que, tanto na quarta quanto na quinta (19/09), quando Flamengo e Peñarol-URU se enfrentam no Maracanã também pela Libertadores e o Rock in Rio recomeça para seu último fim de semana, a capital fluminense terá ponto facultativo.