Presidentes do STF e do Congresso convocam reunião com líderes de instituições para discutir medidas contra as queimadas no Brasil.

Reunião entre autoridades para discutir medidas contra incêndios

Na última semana, o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Pimenta, convocou uma reunião com diversas autoridades do país para discutir ações conjuntas no combate às queimadas que assolam diversas regiões do Brasil. Além dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foram convidados os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do TCU, Bruno Dantas, e do Ministério Público, Paulo Gonet.

De acordo com Pimenta, o objetivo do encontro é criar um compartilhamento de responsabilidades, visto que existem ações que vão além da esfera do governo federal, como é o caso das medidas provisórias que necessitam da aprovação do Legislativo. Dessa forma, a proposta é que as autoridades trabalhem em conjunto para encontrar soluções eficazes e urgentes para o problema das queimadas.

O governo acredita que as queimadas ocorridas neste ano, especialmente na Amazônia e no Pantanal, são resultado da combinação da seca provocada pelas mudanças climáticas com a ação de criminosos. Por isso, medidas para coibir e punir os responsáveis por incêndios criminosos estão sendo estudadas pelo Executivo.

Diante desse cenário, está sendo avaliada a realização de uma reunião com governadores de Estados e representações municipais ainda nesta semana, para que juntos possam pensar em ações concretas para combater esse problema que afeta não só o meio ambiente, mas também a saúde e a segurança da população.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu e Maria Carolina Marcello)

Sair da versão mobile