Arcebispado de Burgos recorre à justiça para desocupação de convento por freiras excomungadas após rompimento com o Vaticano.

Convento de Santa Clara em Burgos: Arcebispado aciona a justiça para desocupação

O arcebispado da cidade espanhola de Burgos tomou uma medida drástica nesta segunda-feira (16), ao recorrer à justiça para pedir a desocupação do convento de Santa Clara por dez freiras que declararam rompimento com o Vaticano e foram excomungadas.

O caso, que tem causado espanto na Espanha, teve início em maio, quando as freiras residentes no convento de Santa Clara, localizado na vila de Belorado e com um edifício histórico do século XV, anunciaram publicamente que rompiam com a Igreja Católica, chegando a considerar o papa Francisco um “usurpador”.

Mesmo após tentativas da Igreja em fazer com que mudassem de ideia, as freiras mantiveram sua posição, levando o arcebispo de Burgos a declarar a excomunhão das religiosas em junho e a solicitar que deixassem imediatamente o convento.

Essa situação inusitada tem gerado repercussão tanto na comunidade local, com seus 1.800 habitantes, quanto na sociedade espanhola como um todo. A decisão do arcebispado em acionar a justiça revela a gravidade do impasse e a necessidade de resolver a situação de forma legal e oficial.

O que o futuro reserva para as freiras excomungadas e para o convento de Santa Clara em Burgos permanece incerto, mas é evidente que este episódio continuará sendo acompanhado de perto por todos os envolvidos.

Sair da versão mobile