Montadoras chinesas lideram ranking de carros eletrificados no Brasil, com destaque para modelos híbridos Plug-In SUVs.

Carros Eletrificados no Ranking Folha Mauá

No ciclo atual do Ranking Folha Mauá, dos 85 carros testados, 38 apresentaram tecnologias que permitem rodar sem queimar combustível, seja por poucos ou por muitos quilômetros. Esse cenário reflete a crescente oferta de veículos eletrificados no mercado automotivo brasileiro, impulsionada principalmente pelas montadoras chinesas.

Empresas como BYD e GWM têm se destacado ao trazer híbridos para o Brasil, sendo esses os primeiros modelos a serem produzidos localmente, com previsão de início da montagem entre o fim de 2024 e o início de 2025. Na categoria de SUVs Híbridos Plug-In, os futuros modelos nacionais dominaram, mostrando a tendência para o setor.

O Instituto Mauá de Tecnologia realizou testes simulando diferentes condições de consumo, onde os veículos chineses se destacaram ao preservar energia e reduzir o gasto de combustível. O BYD Song Plus, por exemplo, conseguiu percorrer 22,8 quilômetros com um litro de gasolina no circuito rodoviário, mesmo com energia mínima disponível.

A reserva de energia também beneficia acelerações e retomadas, como foi observado no Haval H6, da GWM, que manteve ótimos números de desempenho. A combinação do motor a combustão com o elétrico gerou 393 cv de potência, evidenciando a eficiência dos veículos híbridos.

Processo de Testes

O Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento com sinal de GPS, para aferir o desempenho dos carros. Os testes de aceleração e retomada acontecem na pista da empresa ZF, em Limeira. A verificação do consumo na cidade é feita em um percurso de 27 km, enquanto simulações rodoviárias a 90 km/h são realizadas em um trajeto de 31 km.

Além disso, o consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no Instituto Mauá de Tecnologia, calculando o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

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