Frota de helicópteros da Polícia Militar de SP combatendo queimadas em mais de 300 municípios em um mês.

Frota de Helicópteros da Polícia Militar de SP é Utilizada no Combate às Queimadas

A situação das queimadas que assolam mais de 300 municípios paulistas há um mês tem demandado um esforço significativo por parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Segundo dados do Comando de Aviação da PM, cerca de metade da frota de helicópteros está em operação para combater os incêndios.

Entre os dias 8 e 12 de setembro, 14 helicópteros Águia foram enviados para ações em 56 cidades, com o despejo de mais de 760 mil litros de água. A frota da PM é composta por 29 helicópteros, dentre os quais 24 são modelos Esquilo, um Agusta Westland para oito pessoas, dois Airbus (inclusive para transporte aeromédico) e dois Schweizer de pequeno porte.

Cada aeronave é capaz de transportar 600 litros de água em um bambi bucket, facilitando o combate às chamas. Desde o início de agosto, foram realizados quase 2.000 lançamentos de água em todo o estado, segundo informações da Defesa Civil.

Além dos helicópteros da PM, também estão sendo utilizadas aeronaves agrícolas contratadas na operação. Em Pedregulho, por exemplo, três dessas aeronaves foram empregadas simultaneamente. Desde 24 de agosto, o município de Pedregulho tem sido um dos mais afetados pelos incêndios.

De acordo com o capitão Roberto Farina, porta-voz da Defesa Civil estadual, as aeronaves contratadas estão distribuídas estrategicamente pelo estado, com aviões em regiões de maior incidência de incêndios, como Ribeirão Preto. Os bombeiros e a Defesa Civil são responsáveis por monitorar as áreas com focos de queimada e acionar as aeronaves.

No dia 13 de setembro, ocorreu a maior operação aérea da história do estado de São Paulo para combate aos incêndios, envolvendo quatro aviões e dez helicópteros, entre militares e civis contratados. Ao todo, 15 municípios registraram focos de incêndio, sendo que em 9 deles foram utilizadas aeronaves para controle das chamas.

Na capital paulista, um helicóptero da Polícia Militar, o Águia 16, decolou do aeroporto Campo de Marte para ajudar a conter um incêndio na região de Perus. O incêndio ameaçou um posto de combustíveis em Pirituba, mas foi controlado a tempo.

Próximo a São Paulo, dois helicópteros Águia foram vistos despejando água sobre focos de incêndio na Serra do Mursa, em Campo Limpo Paulista, em uma área de mata atlântica.

O governo estadual já disponibilizou recursos para o combate às queimadas, tendo liberado R$ 5,9 milhões para a contratação de horas de voo de monitoramento e combate aéreo.

Sair da versão mobile