Alerta da Defesa Civil: Possibilidade de chuva preta em SP neste domingo preocupa autoridades e população; medidas preventivas são recomendadas.

Alerta de chuva preta em São Paulo

No domingo (15), a população do estado de São Paulo foi alertada pela Defesa Civil estadual sobre a possibilidade de ocorrência de chuva preta. Esse fenômeno acontece quando partículas de fumaça resultantes das queimadas se misturam com as gotas de chuva, tornando a água imprópria para contato.

A cabo Suellen, da Defesa Civil, alertou: “As gotas carregam partículas finas de substâncias poluentes. Por esse motivo, é importante evitar o contato com a chuva e não utilizar a água.” A queimada, em conjunto com o tempo seco, tem impactos diretos na qualidade do ar. Com a chegada da chuva, há uma melhora na limpeza da fuligem presente na atmosfera, reduzindo a poluição e aumentando a umidade do ar.

No sábado (14), o governo Tarcísio de Freitas disponibilizou 20 aeronaves para combater as queimadas em todo o estado, classificando a operação como a maior da história no combate a incêndios em São Paulo.

Na quarta (11), a Prefeitura de São Paulo criou um comitê de crise para lidar com os problemas causados pela baixa umidade do ar na cidade. Quando os termômetros atingirem 32ºC, o grupo será mobilizado. Entre as medidas anunciadas estão a liberação de R$ 5 milhões para reforçar os equipamentos de atendimento à população idosa e o aumento dos estoques de soro fisiológico nas unidades de saúde.

Além disso, a prefeitura adquirirá umidificadores de ar para escolas em bairros com baixa umidade do ar, como Freguesia do Ó, Brasilândia, Casa Verde, Cachoeirinha, Vila Medeiros, São Lucas, Sapopemba, São Rafael, M´Boi Mirim e Jardim Ângela.

Sair da versão mobile